Pastorais

Pastoral da Comunicação
Pastoral da Comunicação
O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244) ![Logo Santiuário Coração de Maria.pdf (3).png](https://admin.santuarioimaculado.org.br/uploads/Logo_Santiuario_Coracao_de_Maria_pdf_3_5b15c6c18c.png) As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação”. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 247) ![Logo Santiuário Coração de Maria.pdf (4).png](https://admin.santuarioimaculado.org.br/uploads/Logo_Santiuario_Coracao_de_Maria_pdf_4_9d71094e3e.png) Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam: 1. colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2. promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3. capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4. favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; 5. envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e 6. desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas. A Pastoral da Comunicação está organizada em milhares de comunidades, paróquias e na maioria das dioceses do Brasil.